A rivalidade no futebol: lições de tolerância e esporte

Plano de Aula do Filme Ernesto No País Do Futebol | Ficção | De André Queiroz, Thaís Bologna | 2009 | 14 min | SP

As rivalidades do futebol podem ser muito divertidas, mas quando você é um menino argentino no Brasil, o País do Futebol, em plena época de Copa do Mundo, isso pode ser bastante doloroso... Mas, ao mesmo tempo em que as disputas acirradas proporcionam a possibilidade da brincadeira e da troça frente aos rivais, é possível criar melhores laços, gerar a compreensão, estimular a amizade...

A tolerância e o estímulo à atividade física coletiva são duas ótimas oportunidades a partir do filme "Ernesto no País do Futebol". No primeiro caso, a tolerância num ambiente de grande competitividade e disputa como aquele da realização de torneios futebolísticos importantes, como a Copa do Mundo, em especial entre rivais históricos (neste caso brasileiros e argentinos) pode e deve ser trabalhada com os alunos. No segundo caso, até por conta do advento de brinquedos e tecnologias que nos prendem dentro de casa e que muitas vezes nos afastam dos outros, a realização de atividade física torna-se cada vez mais necessária e fundamental juntamente as novas gerações.

Aproveitar grandes eventos esportivos para promover a realização de torneios e disputas esportivas nas escolas a partir da disciplina Educação Física é de fundamental importância. Realizar jogos internos (interclasses) ou mesmo entre escolas de uma mesma localidade incentiva os alunos no sentido do esporte, da competição, da disputa, da necessidade de lealdade e respeito pelo adversário. Uma mostra de filmes em curta-metragem sobre o esporte, no caso, sobre futebol ajuda a trabalhar conceitos e melhorar a prática esportiva e as relações entre os jogadores. Outra possibilidade interessante é buscar a história destes grandes eventos, promover a leitura de livros sobre o tema para dar apoio e conferir como jogavam os grandes craques e seleções do passado. Tudo para promover o esporte, a saúde e a tolerância entre os jovens e as crianças.