1ª Etapa
Reúna a turma antes de assistir o filme e pergunte a eles:
Alguém tem amigos deficientes?
Como brincam com eles?
É possível que possa surgir algum aluno que tenha uma fala do tipo:
Ah...não da para brincar futebol com eles... ou não da para brincar...
Lembre de retomar esses comentários no fim da atividade.
2ª Etapa
Depois de assistirem ao curta, peça para que os alunos relatem as suas impressões. Questione-os se acham que um aluno cego pode aprender as mesmas coisas que eles. Surpreenda-os perguntando se uma pessoa deficiente visual poderia fazer as mesmas brincadeiras que eles fazem no recreio o fora da escola.
3ª Etapa
Peça aos alunos que pensem, em grupos pequenos, uma brincadeira que eles gostam e como poderiam adaptá-la para incluir um aluno deficiente visual.
4ª Etapa
Façam as apresentações e leve os alunos para o pátio para por em prática a brincadeira. Eles podem fazer simulações tampando os olhos.