O curta "A Velha a Fiar" em relatos de construção de sentidos

Instituição:ESCOLA ESTADUAL PROFª BENEDITA DE CASTRO LIMA
| AL | MACEIO
| Estadual
O curta metragem "a velha a fiar" tem como norteador, alguns aspectos relacionados a cultura popular, as expressões culturais, a linguagem utilizada, o histórico de concepções para a literatura e a cadeia alimentar. Trabalhado de forma sistemática para contribuição do conhecimento no processo de ensino aprendizagem, em turmas de educação de jovens e adultos do ensino médio.

Uma das características da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s), é a rápida contribuição para a análise do curta metragem para a construção do conhecimento e socialização do mesmo. O público alvo deste trabalho foram alunos do Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual Profª Benedita de Castro Lima. A postura do aluno quanto à observação de um vídeo para escrever, passa pela idéia de uma leitura prévia, e depois faz a estruturação do sentido. Para Levy (1996, p.46), "a escrita e a leitura trocam seus papéis." Mas o trabalho precisa estar estruturado para que o sentido seja coerente:"quem atualiza um percurso ou manifesta este ou aquele aspecto da reserva documental contribui para a redação, conclui momentaneamente uma escrita interminável." Após uma abordagem sobre a temática do curta, apresentamos a sua problematização para ampliar algumas concepções que despertem o interesse dos alunos da escola. Alguns questionamentos foram discutidos para encerrar a reflexão.

Este relato pretende abordar a utilização de curta metragem em sala de aula, para corroborar a construção do sentido para a produção textual. Necessário perceber quando conseguimos estabelecer um paralelo entre o cenário e determinados gêneros televisivos, pois cada sistema tem sua linguagem para a composição do texto. Na prática em sala de aula, sentimos a dificuldade de o aluno contextualizar os conteúdos abordados, com isso, atrasamos a programação do plano de aula, configurando um acúmulo de conteúdos a serem trabalhados no ano letivo. Para simplificar algumas abordagens no processo ensino aprendizagem, trabalhamos o curta metragem, "A Velha a fiar" de Humberto Mauro, de 1960.