Alunos em ação.. Leitura e produção

Filme Utilizado A Velha a Fiar | Ficção | De Humberto Mauro | 1960 | 6 min | RJ

Data da Experiência:07/11/2008

Disciplina(s): Artes , Ciências Sociais

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:SANDRA VICENTE DA SILVA

Instituição:EMEF DR JOSE NOVAIS
| PB | JOAO PESSOA
| Municipal
Possibilitar ao educando o contato com o gênero textual.
Produzir textos dos gêneros previstos.
Desenvolver as habilidades do educando para a criação de textos;
Permitir que o educando tenha contato com textos que possuem uma estrutura de acumulação.
Estimular a pesquisa e análise de textos.
Ampliar o repertório oral do educando.
Identificar as principais características dos animais e as necessidades vitais.
Representar através de desenhos e pinturas, o que é significativo para si, de acordo com seus sentimentos e percepções.
Interpretar músicas e canções diversificadas
para desenvolver a memória musical e interagir com o universo musical de forma ampla.

Língua Portuguesa - Linguagem oral e escrita: conversa informal com os educandos sobre a importância da leitura, escrita e gêneros textuais; leitura individual e coletiva do texto: "A velha a fiar", que se encontra no livro do aluno: Projeto Pitanguá, Português, 1ª série; trabalho com a letra da canção, completando os espaços vazios com as palavras que faltavam. Sessão de filme 1: DVD CURTA NA ESCOLA: " A velha a fiar" e sessão de filme 2 : MUSICAIS COCORICÓ: "A avó a bordar" Comparação dos filmes "A velha a fiar" e "A avó a bordar", questionando diferenças e semelhanças em relação a letra, personagens, entre outros.Escrita do texto: "A velha a fiar" e " A avó a bordar";Reeleitura do texto feito pelas crianças e professora com o título: "A professora a ensinar". Artes: ilustração e pintura das letras das canções, enfocando personagens e paisagem. Ciências: trabalho com os assuntos Animais, características físicas, locomoção, habitat, som e necessidades vitais. Música: leitura de letras das canções; interpretação oral; escuta e canto de canções diversas; imitações com as vozes dos animais das canções.

A experiência foi realizada de 03/11 a 07/11/2008. Os resultados foram gratificantes pelas descobertas dos alunos e professora. Ao assistirmos o filme A Velha a Fiar no DVD Curta na Escola, por ser em preto e branco, foi uma surpresa para s alunos, pois estão habituados a assistirem DVDs coloridos. Estavam atentos a cada imagem, cada novidade que aparecia. Em relação as personagens que iam surgindo uma após a outra, davam risadas, comentavam com o outro e chamavam a atenção da professora para a figura da velha, a casa da fazenda e as imagens. A cada dia fomos construindo nossas atividades diárias relacionadas ao curta, nas aulas de Ciências, Música, Artes e Língua Portuguesa, tornando a semana bastante produtiva. Para as crianças e professora foram aulas construtivas e facilitadoras para o ensino e aprendizagem. Deixamos para a sexta - feira(07/11/2008), o momento de produzirmos um novo texto. Perguntei-lhes o que poderíamos construir. As crianças ficaram entusiasmadas e surgiram várias idéias. Gostamos de algumas, escolhemos a de produzirmos um texto dando um novo título e nos colocando como personagens do mesmo. Foi espetacular! Combinamos que, para aquele primeiro momento, produziríamos o texto apenas colocando os nomes de duas meninas e dois meninos no caderno de Produção textual deles e que eu digitaria em outro momento para entregar a eles o texto com o nome dos vinte e nove alunos, pois o texto ficaria grande e não tínhamos tempo disponível. Todos concordaram e assim fizemos. Na segunda - feira (10/11/2008), apresentei e fiz a leitura do texto para eles. Deram risadas e gostaram!