Uma outra visão

Data da Experiência:27/11/2008

Disciplina(s): História , Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:josilene justino de azevedo

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
Trabalhar oralidade e linguagem escrita, diferenciando-as e destacando a importância de cada uma, a partir daí desenvolver nos alunos a habilidade de criar novos contos usando a relação oral-escrita, assim eles poderão ser mais autoconfiantes e ter a consciência de que têm a capacidade de produzir textos e inferir idéias coerentes.
Relacionar a seqüência de fatos exibida no curta a nossa realidade dando ênfase a hierarquia mostrada no filme (o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha...)
e que é vivenciada na escola, em grupo de amigos, em suas casas e na sociedade de um modo geral.

A principio levei a letra da música escrita em papel e distribui entre os alunos em dupla e cantamos juntos, no começo ficou meio sem jeito, mas depois foi melhorando em seguida fomos à sala de vídeo e assistimos ao curta metragem "A Velha a Fiar". Depois de assistirmos o filme iniciamos uma roda de conversa onde discutimos o tema que mais chamou a atenção dos alunos durante a apresentação do curta que foi a hierarquia de quem pode mais então eles ficaram comparando os acontecimentos seqüenciado do filme e chegarão a conclusão que e necessário estudar para que possamos ser alguém na vida e podermos ser independentes. Em seguida pedi que eles fizessem novas rimas e como o meu lema principal é que errando e que se aprende produzimos vários textos e juntos fizemos a correção deles.

O resultado dessa experiência foi diferente das outras já realizadas com outros curtas, pois os alunos tiveram outro tipo de interesse que foi o de estudar cada vez mais para segundo eles "ser alguém na vida" eles acharam que essa hierarquia do filme se comparando a vida deles, quanto mais eles estudassem melhor seria para todos teve um que até falou: "Eu vou estudar bem para quando eu crescer ser independente". Isso para mim foi muito gratificante porque vi despertar nas crianças um novo olhar para o mundo e querer ter um futuro melhor.