biografemas de instantes quaisquer

Filme Utilizado Dona Cristina Perdeu a Memória | Ficção | De Ana Luiza Azevedo | 2002 | 13 min | RS

Data da Experiência:30/08/2012

Disciplina(s): História

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:Elisandro Rodrigues

Instituição:ESC MUN ENS FUND PREF WALMIR DOS SANTOS MARTINS
| RS | SAPUCAIA DO SUL
| Municipal
- Propiciar aos alunos uma reflexão sobre os Idosos no Brasil, na nossa Comunidade e na família. - Buscar, juntamente com a poesia, a invenção de memórias, a criação de personagens, o alcance de vôos com a imaginação e o diálogo por cartas.

AULA [1] 1# Assistir ao Curta 2# Escutar a música "Gentileza"- Marisa Monte Realizar uma roda de conversa sobre o tema da Terceira Idade e sobre os Idosos. Quais as Gentilezas que temos hoje em dia com os Idosos? 3# Construindo um Poema Visual - Caligrama Escolha um desenho que queira fazer [desenho simples: sol, casa,animal, etc.] Desenhar em um lado da folha. Escreva o nome do objeto, coisa, ou animal que desenhou no outro lado da folha. Recorte o desenho. Atrás, teremos o poema visual com a palavra do nome do desenho, dando seu contorno, com letras soltas e incompletas. 3.1# Com Palavras de Gentileza, construiremos um poema visual sobre Terceira Idade AULA 2 4# Quais são nossas memórias? [Através das poesias de Manoel de Barros - Memórias Inventadas] Criar um personagem [Inventar, dar vida a um objeto, ser, animal,etc.]. Escrever uma carta inventando memórias, contando histórias e estórias. Trocar cartas entre os colegas. 5#Pesquisar Memórias com pessoas mais velhas. AULA 3 6#Sistematizar a pesquisa, realizar uma roda de conversa para partilhar o que encontramos, quais foram as memórias contadas. 7# Digitar as memórias inventadas junto com as memórias pesquisadas. 8# Criar um livro [Impresso e Digital].

O trabalho com o Curta "Dona Cristina Perdeu a memória" foi realizado com uma turma de 5˚ ano. Na primeira Aula, conseguimos desenvolver o tema proposto: uma reflexão sobre os Idosos, com o apoio do documentário Gentileza. Na Segunda e Terceira aula, houve algumas dificuldades na criação das memórias inventadas e na pesquisa com pessoas mais velhas na comunidade. Conseguimos alguns relatos e cartas, mas não chegamos a construir o livro digital e impresso. Buscamos criar memórias inventadas de personagens da história ou fictícios. Nessa perspectiva, o trabalho desenvolveu-se como planejado e as memórias escritas foram criadas.