No cantinho da sala de aula tem espaço para todos os temas.

Filme Utilizado Dadá | Documentário, Ficção | De Eduardo Vaisman | 2001 | 20 min | RJ

Data da Experiência:14/10/2008

Disciplina(s): Ciências , Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:sheila maria viana do amaral

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
Esse trabalho teve como objetivo ,quebrar varios tabus que estavam na sala de aula e orientar os alunos para uma vida sexual saúdavel e com segurança.

Antes de qualquer coisa tive uma conversa informal com os alunos com os temas gravidez na adolescência e a importância do uso da camisinha, onde surgiram varias dúvidas, conflitos e vários tabus foram sendo quebrados . Assistimos o filme DADA e notei que a atenção tomou conta de todos , por ser um filme que retrata a realidade de muitos deles ou da família .Apos assistir o filme ,pedi uma produção de texto para depois fazermos uma única produção coletivamente para expor para o restante da escola. Como sou também da área de saúde levei algumas amigas para uma palestra. Consegui levar camisinhas masculinas e femininas, anticoncepcionais e muitos folders explicativos .Depois de todo trabalho feito marquei uma aula para toda a escola onde os próprios alunos iriam dar suas explicações e apresentar as camisinhas e os métodos de evitar a gravidez. Eles levaram cartazes,camisinhas para distribuir e ainda conseguiram duas meninas de 14 anos que estão grávidas e uma que já tinha um filho e tinha apenas 15 anos . Foi uma "senhora aula" para toda a escola e os alunos se sentiram realmente a vontade para falar do assunto, que eles já dominavam muito bem. Fizeram uma peça teatral e finalizamos com uma grande roda de conversa onde pudemos discutir todos os pontos em questão.

O trabalho teve um resultado brilhante, pois quebrou vários tabus entre os alunos .Muitos alunos ficaram extrovertidos e não tiveram vergonha de explicar e nem de perguntar . Eles fizeram uma auto avaliação e cada um pode dizer o que tinha aprendido e, para minha surpresa, senti toda a segurança de cada um dizer que estava satisfeito com os resultados obtidos e tudo que havia aprendido. Para mim os resultados obtidos foram de tamanha importância, pois cada aluno desenvolveu textos,maquetes,fizeram peças teatrais entre outras coisas . Termino esse relato muito feliz em ver e sentir que superei, junto com meus alunos, vários obstáculos.