E se fosse você?

Filme Utilizado Dadá | Documentário, Ficção | De Eduardo Vaisman | 2001 | 20 min | RJ

Data da Experiência:29/10/2008

Disciplina(s): Artes , Ciências

Temas transversais: Diversidade

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Viviane de Oliveira Dornelas

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
Conscientizar o adolescente que a gravidez precoce está se tornando cada vez mas comum na sociedade, envolvendo problemas físicos,emocionais, sociais ,etc; incentivar o uso de metódos anti-concepcionais e previnir as doenças sexualmente transmissíveis.

Antes dos alunos assistirem ao vídeo eles receberam um questionário com algumas perguntas elaboradas por mim e outras que eu tirei do curta. O questionário tinha as seguintes perguntas: O que você faria se soubesse que seria mãe ou pai? Quais são os métodos anti-concepciopnais? O que você almeja ser no futuro? Como a sorte da gente pode virar? O que você compraria se tivesse sorte? Logo após ,os alunos responderem as questões exibi o vídeo. Em seguida fizemos uma reflexão sobre o curta.Os alunos discutiram como é o comportamento do pai adolescente e da família com relação a gestante adolescente, os fatores que contribuem para aumentar o número de gestantes como por exemplo a falta de informação para se evitar a gravidez e o incentivo da mídia no desenvolvimento de uma sexualidade precoce. Para finalizar os alunos fizeram uma dramatização de como seria dar a notícia de uma gravidez aos pais, amigos e as consequências desta gravidez.

Através da exibição do curta "Dadá", a conscientização da gravidez na adolescência foi refletida de forma simples e clara. Com descontração, os alunos representaram as cenas, divertiram-se bastante , aprendendo que a prevenção é o melhor caminho a seguir. A arte de representar contribuiu para que os alunos envolvidos crescessem em auto-estima, passando a conhecer melhor que as pessoas tem valores distintos, que uma mesma situação tem vários significados para pessoas diferentes e que aceitar essa diversidade nos enriquece.