Os Bichos que vivem perto de mim

Filme Utilizado Bichos Urbanos | Experimental | De João Mors, Karen Barros | 2002 | 20 min | RJ

Data da Experiência:20/11/2007

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Temas transversais: Educação Ambiental

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:Orvania Cardoso Faria

Instituição:ESC MUL SERAFICO DA NOBREGA
| PB | JOAO PESSOA
| Municipal
Conhecer sobre os animais que vivem nas cidades. Debater sobre o respeito e o cuidado que devemos ter com os animais.

Diante de tantos pedidos para voltarmos a assirtir outro filme (depois da experiência com Velha História), combinei com os alunos para assistirmos Bichos urbanos. Primeiramente iniciei uma conversa informal e questionei sobre o assunto, para aguçar a curiosidade sobre o filme, buscando os conhecimentos prévios e circulação das informações. Depois fomos para a sala de vídeo da escola assistir o filme. Após a exibição, iniciamos um debate sobre o mesmo, onde algumas das informações levantadas anteriormente foram confirmadas, outras não. O debate serviu para fortalecer as idéias de valores como respeito e cuidado pelos animais, principalmente daqueles que estão no cotidiano das pessoas, na cidade, pelas ruas, às vezes sem dono. Foram citados dentre os animais urbanos alguns, normalmente vistos como rurais, que vemos muito em nossa cidade, como o cavalo e a égua. São animais utilizados como fonte de trabalho e que muitas vezes não recebem os cuidados necessários. Os alunos também falaram da Bica (Parque Arruda Câmara), um zoo-parque de nossa cidade onde habitam várias espécies de animais. Após o debate, pedi a produção de um texto individual com o tema: adote um animal e a apresentação livre das histórias.

Os resultados do trabalho foram positivos. O exercício de expressão oral tem apresentado avanços. Crianças que tinham vergonha de falar em público, falaram do filme com facilidade e segurança. Foi interessante os alunos terem destacado vários detalhes da cidade do Rio de Janeiro que aparece no filme e que eles não conhecem. A produção de texto saltou em qualidade: textos articulados, ampliados e bstante criativos. Reconhecço o crescimento da turma em maturidade crítica com relação a esse assunto após o trabalho realizado com o filme citado.