Alienação, sociedade, política e futebol

Filme Utilizado Barbosa | Documentário, Ficção | De Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado | 1988 | 12 min | RS

Data da Experiência:18/07/2006

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:Rosita Seligra Lopes

Instituição:BOSKO PRERADOVIC EMEB
| SP | SAO BERNARDO DO CAMPO
| Municipal
Perceber tudo que em Copa do Mundo
não se relaciona com o futebol, ficando em segundo ou terceiro plano, tanto para a sociedade civil como para a política.
Conhecer o pensamento e interesse dos homens em futebol.
Relacionar o passado com a atualidade, comparando Copas do Mundo,
pela fala, vestimentas, etc.
Comparar conteúdos entre filmes, exibindo também o curta Kinocopa.
Refletir sobre as consequências das eleições sempre coincidirem com a copa do mundo.

Utilizei este filme como parte do meu projeto "Copa do Mundo não Alienante" em 2.006 com turmas do 1o. ano do II ciclo do ensino fundamental ( antes denominadas 3as. série) Assistimos também o Kinocopa e através deles mostrei a história da Copa, num país totalmente alienado quando se fala em futebol: o BRASIL que pára para assistir os jogos. Discutimos o sofrimento da posição do goleiro, do torcedor, da criança abandonada, da "relação copa - eleições", pontuando esses tópicos em momentos estratégicos dos filmes e comparando com o que estamos vivendo. Fizemos uma hemeroteca para acompanharmos a evolução dos jogos e das eleições, discutindo assuntos tais como: 1.Comparação do país-sede com o nosso, observando a reação alienante dos torcedores, que esquecem os problemas de fome, abandono e os pequenos perdidos com tantas gritarias de gol, querendo apenas uma ajuda, uma atenção, uma lembrança pelas crianças desse Brasil. 2. Eleições: pesquisa de intenção de votos, votação com os alunos, simulação de uma eleição com os candidatos majoritários. Tenho certeza que formei novas cabeças: podemos nos divertir, mas nada de fanatismos! Devemos pensar mais em outras causas relevantes, ou devemos ignorá-las, deixando-nos no torpor da emoção?

Com o relato dos alunos após a discussão dos filmes, foi muito gratificante perceber que eles viram o filme não só como apaixonados por futebol, mas também como sociedade civil participativa. Depois desse trabalho, realizamos a escrita de uma carta reivindicando ao nosso prefeito e nossa diretora melhorias para nossa escola e o bairro! Com o paralelo "Copa - Eleições", também aprendemos mais sobre os três poderes nas esferas federal, estadual e municipal.