Para que conseguíssemos alcançar os objetivos e os alunos pudessem dar conta do trabalho era preciso ter bastante conhecimento sobre os diversos temas envolvidos no projeto. Pensando nisso é que planejamos uma seqüência didática que pudesse dar conta não somente da literatura de cordel, mas também da cultura popular, que também é muito rica. As atividades foram desenvolvidas da seguinte maneira: leitura e discussão de textos que fazem parte da cultura popular, dentre eles o livro Contos de Enganar a Morte de Ricardo Azevedo e os contos O Afilhado do Diabo e O Compadre da Morte de Câmara Cascudo, A Primeira Aventura de Alexandre de Graciliano Ramos e outros sobre Pedro Malazartes; leitura de muitos cordéis, alguns trazidos pelos próprios alunos, analisando a temática, a estrutura e os recursos textuais usados nos neles; assistimos a uma palestra do cordelista César Obeid; lemos o livro Minhas Rimas de Cordel de Cesár Obeid, o qual nos possibilitou estudar e analisar ditados e adivinhas populares; produção de várias quadras usando os ditados que tinham sido usados no livro, tendo como objetivos explicá-las em situações cotidianas; os alunos assistiram o curta O Lobisomem e o Coronel para que tivessem contato com mais uma forma de manifestação da literatura de cordel; discutimos o filme levando em consideração os aspectos visuais, pois muitos alunos participam de uma oficina de desenho animado, assim como o desenvolvimento do enredo, os personagens e a linguagem utilizada, tentando relacionar tudo o que já havíamos estudado nas aulas de Língua Portuguesa com o que foi visto na animação. Depois de todo esse estudo já era possível que os alunos elaborassem seus próprios cordéis e, sendo assim, todos se colocaram a produzir muitos versos e estrofes.