|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Carta Surpresa

Filme Utilizado Cartas da Mãe | Documentário | De Fernando Kinas, Marina Willer | 2003 | 28 min | PR



Data da Experiência:10/09/2008

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:32

Autor do relato:Kelly Cristiane da Mota Frota

Instituição:EE OLEGARIO MACIEL
| MG | JANUARIA
| Estadual
Objetivos do uso do filme
Utilizar os relatos presentes no DVD como ponto de partida para o estudo do gênero textual "Carta", uma vez que esse tipo texto é uma comunicação entre amigos ou familiares. A presença de um narrador no filme e também das referências históricas, bem como de lugares serve bem para exemplificar os elementos que compõem o objeto de estudo. O filme é bem adequado, pois é uma ferramenta a mais para proporcionar uma aula diferente e interativa para os nossos alunos, tão acostumados que estão com o mundo da imagem.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Primeiramente foi feita uma introdução sobre o gênero textual a ser estudado: "Carta". Foi entregue aos alunos um roteiro de elementos a serem observados no momento de exibição do DVD. Nesse roteiro pediu-se que os alunos anotassem dados como: o tipo de narrador, as referências a lugares, datas e fatos históricos e as emoções e os sentimentos presentes no ato da narração.Em seguida os alunos tiveram a oportunidade de socializar entre os colegas da turma as anotações que fizeram sobre o filme.

Comente os resultados da experiência
A experiência com a exibição deste filme não poderia ter sido melhor. Primeiramente o objetivo era desenvolver o estudo de gênero textual carta. O mais interessante é que a aula acabou ficando mais interativa ainda, pois os alunos adoraram a minha iniciativa em introduzir o conteúdo de forma diferente, com um "texto visual" e não com um escrito, como é nosso costume. Depois da exibição do filme, na hora de fazer os comentários sobre as anotações, a minha turma me surpreendeu muitíssimo mesmo, pois eles observaram dados que eu mesma não havia pensado no momento de preparar a aula. Foi realmente uma experiência incrível, a descoberta do texto visual e toda a possibilidade de leituras que o filme pode nos proporcionar. Só para citar alguns exemplos: a surpresa dos alunos ao conhecer um pouco da história do cartunista Henfil, a curiosidade despertada neles para o período histórico da ditadura militar, sobre o AI 5, sugerindo-se inclusive o tema para o professor de História. E mais, eles ficaram muito interessados também em estudar agora o gênero textual "Cartoom", pedindo inclusive para que eu organize uma oficina de cartunismo com um artista da cidade. O maior maior prêmio foi descobrir, que, numa aula preparada para um tipo de texto, eu já pude trabalhar um outro gênero textual, isso tudo a partir da interação com o conteúdo do DVD. Experimentem, colegas, vocês verão que a experiência será uma grande surpresa, muito mais do que o objetivo esperado.