O cartunista Henfil

Filme Utilizado Cartas da Mãe | Documentário | De Fernando Kinas, Marina Willer | 2003 | 28 min | PR

Data da Experiência:13/10/2008

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:Arabela

Instituição:EE PROFA MARILDA DE OLIVEIRA
| MG | MONTES CLAROS
| Estadual
Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre um pouco da vida do cartunista Henfil, uma vez que ao estudarmos Gêneros Textuais, o que despertou maior interesse em nossos alunos foi o gênero Cartoon e as obras deixadas por este grande artista. Dessa forma surgiu a curiosidade em aprofundar mais o conhecimento sobre a vida do autor e o filme ajuda bastante a compreender a história de vida e o momento histórico cultural em que viveu Henfil, que também influênciou na sua produção de arte.

Primeiramente foram estudados alguns cartoons de Henfil e logo em seguida surgiu o interesse em conhecer um pouco mais sobre a sua biografia e sobre o momento histórico de produção das suas obras. Ao assistirem ao DVD os alunos se surpreenderam com as belas imagens e o relato fantástico das cartas do cartunista para sua mãe. Logo depois vários alunos se propuseram a fazer um debate oral sobre a sessão e o principais detalhes observados por ele. Depois cada um produziu um texto contando sua experiência pessoal diante de uma aula tão interessante.

A experiência foi bastante proveitosa, já que os nossos alunos aprovaram bastante a aula com imagens, que além de ser uma coisa diferente e inovadora, troxe vários conhecimentos a mais sobre um tema estdado e sobre um período da história do Brasil, que eles ainda não conheciam muito. Ficamos bem empolgados com a idéia do Curta na Escola nos proporcionar esta oportunidade e os alunos se manifestaram a favor desta opção de aula.