Era Vargas

Instituição:EM DE ACUDINHOS
| MG | BAMBUI
| Municipal
Exposição da unidade 5 - A era Vargas - Tema 3: A ditadura do Estado Novo / Tema 4: Educação e cultura na Era Vargas # Nacionalismo e propaganda - Departamento de Impressa e Propaganda (DIP). Trabalhar a censura e a propaganda do nacionalismo

Aula expositiva e atividades objetivas e subjetivas com os temas A ditadura do Estado Novo - Educação e cultura na Era Vargas, utilizando como suporte o livro didático. Dividido em 6 aulas.

Ao iniciar os trabalhos, comentei sobre o curta-metragem que iriam assistir, o que gerou uma expectativa. Uma aula antes, entreguei o roteiro com toda a fala do curta para que os alunos fizessem a leitura em conjunto, e isso gerou dúvidas, pois, sem a parte visual era difícil entender. Na aula seguinte, já com o curta em mente, eles notaram a importância da parte visual e notaram que o trabalho do cartunista mostra como é possível comentar, de maeira irônica, alguns acontecimentos que, muitas das vezes, passam despercebidos para quem não tem a informação previa, ou seja, essas pessoas não entendem a "piada". Ao término de todas as atividades, é notório que, quando se faz essa interposição sala de aula e realidade com fatos reais e visuais (históricos documentários), o aprendizado deixa de ser decorado para ser entendido, facilitando o entender histórico dos fatos. No entanto, a turma já perguntou quando vai ser o próximo.