Redescobrindo o meio ambiente

Filme Utilizado Velha História | Animação | De Cláudia Jouvin | 2004 | 6 min | RJ

Data da Experiência:03/10/2007

Disciplina(s): Biologia

Nível de ensino da turma*: Educação de Jovens e Adultos

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:cleide brasil rodrigues

Instituição:ESCOLA SENADOR PETRONIO PORTELA
| PE | JABOATAO DOS GUARARAPES
| Estadual
Conscientizar sobre a importância da valorização da vida em seu habitat natural.
Zelar e valorizar o espaço em que vive, preservando sua flora e fauna.
Identificar as causas e consequências das complicaçãoes em modificar o meio ambiente, com a retirada da flora e fauna do seu habitat natural.
Incentivar o uso de produtos reciclados em suas atividades diárias.

Preparação do espaço para veiculaçao do filme pelos alunos (montagem dos equipamentos, cadeiras, iluminação, etc). Breve relato sobre o filme, com abordagem sobre as questões dos animais em extinção que são retirados do seu habitat natural. Exibição do filme e posterior anotações sobre os diversos momento da história (roteiro). Reescrever a história reformulando o seu final. Pesquisa sobre os diversos animais em extinção e a questão ambiental envolvida(flora e fauna). Confecção de um painel com coletânea de imagens em revistas, jornais, panfletos, etc.

Após veiculação do filme todos ficaram preocupados em buscar soluções. Houve um grande debate, cada participante procurou colocar-se no lugar do amigo (homem x peixe)questionando a experiência de manter um animal fora de seu habitat natural. Resolveram rever o final da história, decidindo que o mesmo deveria ficar vivo em seu habitat natural, como o golfinho Flit que sempre visita o seu amigo e que o alerta sobre possíveis problemas com o meio ambiente, visto em outro filme . O grupo relatou que não podemos deixar de sonhar com um planeta equilibrado (HOMEM X NATUREZA), apesar de todo o processo de aquecimento global, desmatamento desenfreado, avanço tecnológico e das comunicações, é sempre possível acredidar que todos podem ver uma luz no fim do túnel. A apresentação final dos questionamentos foi registrada através de imagens em colagens, retratando momentos vivenciado no filme, com a diferença significativa para a turma que decidiu por um final onde o peixinho ficaria vivo e continuaria a relação de amizade verdadeira (homem x peixe) iniciada no momentos de lazer a beira do rio.