TV e vídeo na educação

Filme Utilizado Velha História | Animação | De Cláudia Jouvin | 2004 | 6 min | RJ

Data da Experiência:25/10/2007

Disciplina(s): História , Sociologia

Nível de ensino da turma*: Formação de Educadores

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:roseli dias ortigoso

Instituição:MARINEIDA MENEGHELLI DE LUCCA PROFA EMEB
| SP | SAO BERNARDO DO CAMPO
| Municipal
Promover reflexão da equipe escolar sobre o uso de filmes como recurso pedagógico;
Apontar formas interessantes e produtivas de trabalhar com filmes, atrelados a outras fontes de informação.

Em reunião de professores, exibimos o curta "Velha História", explicando que o filme daria início a um trabalho de pesquisa a ser realizado naquele encontro. Após a exibição, perguntamos quais temas a animação sugeria e anotamos as opiniões em flip chart. Realizamos leitura compartilhada do texto literário de Mario Quintana, incentivando a comparação entre linguagens através da relação do texto escrito com as imagens do curta. Formamos grupos e solicitamos que cada um deles escolhesse um tema entre aqueles anotados no flip chart. Definido o tema de cada grupo, orientamos para o desenvolvimento da pesquisa: conversamos sobre tudo o que sabiam a respeito do tema; em seguida, através de uma pergunta, definimos o que mais queriam saber; partimos para a busca, localização e seleção de informações nos diferentes recursos da biblioteca escolar e finalmente, cada grupo socializou o que foi pesquisado. Foi entregue uma apostila com sugestões do uso de curtas na sala de aula e realizada a leitura e comentários das situações didáticas sugeridas pelo Professor Moran, disponíveis no site www.curtanaescola.com.br. Para encerrar a reunião, foi realizada a avaliação do encontro de professoras com a pergunta: de que forma você pode aplicar as aprendizagens de hoje com seus alunos?

O filme encantou as professoras! Houve surpresa no final, uma vez que o texto era deconhecido por boa parte delas.Na definição dos temas possíveis de serem trabalhados com o curta, dois assuntos prevaleceram: Amizade e Meio Ambiente.Os grupos que trabalharam a amizade optaram pela poesia, e buscaram idéias na estante temática "Poesia Brasileira" da biblioteca escolar, bem como, textos sobre Convivência que foram encontrados em Filosofia. A socialização dos temas pesquisados deu-se através de cartaz onde utilizaram recortes de revistas. Os grupos que escolheram o tema Meio Ambiente apresentaram recortes variados:o respeito ao habitat dos animais; o impacto do desmatamento na natureza; projetos de preservação da fauna. Um dos grupos fez a leitura do livro: Azul e Lindo Planeta Terra para os demais, estebelecendo relação com o tema.As apresentações dos grupos que optaram pela temática do Meio Ambiente renderam uma boa discussão sobre o aquecimento global. A avaliação foi positiva: os professores gostaram do paralelo entre video, textos e atividades.Novas idéias surgiram e com certeza vão ser aplicadas.