Literatura, MPB e movimento estudantil na ditadura militar

Filme Utilizado Enquanto a Tristeza não Vem | Documentário | De Marco Fialho | 2003 | 20 min | RJ

Data da Experiência:17/11/2010

Disciplina(s): Artes , História , Literatura , Música

Temas transversais: Cidadania , Cultura de Massa , MPB , Política

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:Pablo Vallegros de Oliveira

Instituição:C.E. CARLOS MARIA MARCHON
| RJ | NOVA FRIBURGO
| Estadual
Nosso objetivo, ao exibir o filme "Enquanto a tristeza não vem", é dar continuidade ao projeto iniciado no 3º bimestre, que envolvia Literatura, MPB, arte engajada e movimento estudantil durante a ditadura militar brasileira. Sérgio Ricardo compunha o quadro de artistas brasileiros engajados e teve um percurso na música iniciado na Bossa Nova, compôs trilhas sonoras para os filmes de Glauber Rocha e, como um cronista, registrou em canções importantes momentos da nossa recente história. A exibição do curta seria uma maneira interessante de discutir o momento pelo qual o Brasil passou, trazer ao conhecimento do alunado esse artista e levantar questões sobre direitos humanos, censura, arte engajada e a importância do movimento estudantil para a época e do papel dos grêmio na atualidade.

Abrimos o 3º bimestre letivo, trabalhando em sala, a construção de Brasília, o movimento Concretista, o advento da Bossa Nova e o contexto histórico em que estavam inseridos. Ao longo do mesmo bimestre, pedimos aos alunos que fizessem pesquisas na internet sobre o início da ditadura militar brasileira, festivais de música e movimento estudantil e realizamos um seminário sobre o momento histórico pelo qual o país estava passando, depois da exibição do filme "Enquanto a tristeza não vem". Em conjunto com professores de Artes e de Projeto Definido, ao longo do 4ºbimestre, foram exibidos os filmes Zuzu Angel, Batismo de Sangue trechos do documentário Hércules 56, para abrirmos discussão sobre o assunto. Uma aula expositiva multimídia e uma mesa redonda foram feitas sobre festivais da canção, Tropicalismo, Chico Buarque e Caetano Veloso. Na aula expositiva, utilizaram-se imagens, depoimentos e canções dos compositores citados.

Os alunos produziram textos que contavam com análise de canções da época, escolhidas por eles, como Cálice (Chico Buarque e Gilberto Gil), Apesar de Você (Chico Buarque), É proibido Proibir (Caetano Veloso), Guerrilheira (Geraldo Vandré), Arueira (Geraldo Vandré), entre outras¹. Além disso, os alunos do 2º ano do Ensino Médio apresentaram um projeto de criação do grêmio estudantil para o ano de 2011. ¹Algumas das resenhas podem ser visualizadas no blog www.culturaeblablabla2009.blogspot.com