A importância do registro - a riqueza do curta "O chapéu do meu avô"

Filme Utilizado O Chapéu do Meu Avô | Documentário | De Julia Zakia | 2004 | 28 min | SP

Data da Experiência:16/02/2009

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:TATIANA KAORI YANO

Instituição:REGINA MUNDI COLEGIO
| SP | SAO PAULO
| Particular
Sou professora de História da 5ª série do EFII e sempre encontrei grande dificuldade de mostrar aos meus alunos a importância do resgate da memória na vida das pessoas.
Tudo era muito teórico e pouco palpável, até que vi este curta.
Quando terminei de assistir tive a certeza de que havia encontrado uma forma eficiente e bela de mostrar a importância do resgate da memória como elemento de formação da identidade e do conhecimento histórico de uma determinada sociedade.

Os alunos ao assistirem se depararam com uma realidade bastante peculiar e entenderam a importância do relato como fonte de conhecimento histórico. Ouvir os mais velhos, aprender com eles, foi realmente uma experiência gratificante para as minhas turmas. Após assistirem ficamos em círculo e dei início a uma roda de conversa sobre o curta.

Terminamos de assistir ao vídeo e na roda de conversa os alunos tiveram a oportunidade de, inclusive, compartilhar histórias pessoais que acabaram se identificando com a história assistida. E para minha satisfação muitos nas avaliações feitas posteriormente citaram o curta como referência de estudo do passado. Quero finalizar deixando o meu agradecimento. Parabéns pelo trabalho, sua contribuição é maravilhosa para a Educação.