Educação: Construção do Humano em nós

Filme Utilizado O Xadrez das Cores | Ficção | De Marco Schiavon | 2004 | 22 min | RJ

Data da Experiência:15/09/2008

Nível de ensino da turma*: Superior

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:Joelma Barreto Costa
Desenvolver o sentimento de solidariedade, resgatando valores como: ética, respeito, humildade, e o resgate da Humanização através da educação como ferramenta indispensável de transformação da sociedade contemporânea.Utilizar as novas tecnologias de forma objetiva e atraente, como aliadas do processo de ensino e aprendizagem.

Fizemos inicialmente a leitura do artigo de Junot, "Educação: Ferramenta de Construção do Humano em nós", levando o grupo a uma reflexão. Utilizamos a Música de Chico Buarque "Construção", onde foi solicitado uma análise da letra deste poema. Utilizamos o DVD do Curta na Escola vol. 1, "O Xadrex das Cores", foi solicitado uma análise crítica do filme e foi produzido individualmente a relação entre : Artigo, Poema e o Filme.Socialização das produções. Avaliação dos trabalhos, sendo satisfatória, uma vez que utilizamos recursos diversificados, possibilitando olhares investigativos e prazerosos, atingindo os nossos objetivos.

Nas turmas em que ministro aulas de Educação e Trabalho no Curso de Pedagogia da FAESC, utilizo filmes como instrumento de reflexão e de tranversalidade, tem possibilitado ao meu trabalho momentos de descontraçãoe ede pesquisa. Tenho feito uso de filmes com textos científicos, contextualizando-os. A exibição é feita de forma legal e objetiva, pois tenho o cuidado de destacar objetivos estabelecidos a cada encontro.