Quem Vale Mais?

Filme Utilizado O Xadrez das Cores | Ficção | De Marco Schiavon | 2004 | 22 min | RJ

Data da Experiência:27/10/2008

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:MARLI FRANCISCA DE CARVALHO OL

Instituição:EM ZILAH REZENDE PINTO
| MG | TRES CORACOES
| Municipal
Conhecer informações relacionadas à problemática apresentada, que possam ter relevância para explicitar valores.
Estimular a participação de todos(as) os(as) alunos(as), expressando suas opiniões e sentimentos.
Discutir o preconceito e a discriminação racial em nosso bairro, Cidade e sociedade.
Desenvolver, através da problemática abordada pelo filme, conteúdos curriculares específicos em cada área do conhecimento.
Pesquisar sobre as peças do Xadrez e funções de cada uma, além das técnicas de jogo.
Calcular: número de diagonais e polígonos do tabuleiro, que é um quadrado.
Introduzir o cálculo de área e perímetro, figuras planas, vértices, diagonal e números de lados.

Apresentação dos DVDs com os Curtas na Escola para os alunos. Desses Curtas, 03 (três) foram escolhidos, para trabalho. Em sala, discussão coletiva sobre cada Curta. Fez-se uma divisão da turma em grupos e, por sorteio, ficou demonstrado qual tema cada grupo trabalharia. Dentro do grupo, eles realizaram a divisão das tarefas, como: confecção de capa, ficha técnica, a resenha, ilustrações e conclusão. Após o término da parte escrita (pelos grupos), fizeram uma apresentação em sala para os demais colegas. Cada equipe apresentando seu relato sobre o Curta. Após estas apresentações, observamos os aspectos matemáticos no Curta, como: cálculo do número de Diagonais, dos Polígonos, Quadrados, de Área e Perímetro, além da introdução à Figuras Planas, Vértices, Diagonais e Número de Lados.

Ótima receptividade por parte dos alunos. Eles ficaram envolvidos pelas situações retratadas no Curta e tiveram uma oportunidade de mudança de mentalidade e atitude. Chegaram à conclusão que existem diferentes formas de enfrentar situações, tendo como base os valores morais e sentimentais. Como foi exposto no Curta, a formação moral torna-se fundamental, para que os direitos sejam, de fato, reconhecidos e respeitados. A constituição de um sujeito moral é função, também, da Escola e depende do enfrentamento das situações de conflito surgidas na Escola, e também em contextos externos à sala de aula. Os resultados dentro da Matemática foram satisfatórios. Os alunos conseguiram assimilar os diversos itens do tabuleiro de Xadrez com a Geometria. O Curta foi capaz de despertar nos alunos carentes a reflexão sobre a realidade em que vivem e a possibilidade de mudança para melhor, ou seja, a troca de opção de armas (mesmo sendo de brinquedo) pelo xadrez é que desenvolve o raciocínio, elevando e melhorando as perspectivas para o futuro deles. Obtem-se, assim, mudança de postura, mais humanidade nas relações e dignidade.