A transcendência do livro e o autobiográfico em Clarice Lispector

Filme Utilizado Clandestina Felicidade | Ficção | De Beto Normal, Marcelo Gomes | 1998 | 15 min | PE

Data da Experiência:17/06/2008

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:Danilo Gonçalves de Medeiros j

Instituição:ESC EST ENS MED BENTO GONCALVES
| RS | CANOAS
| Estadual
Além da valorização à produção de cinema, especificamente, à produção de curtas nacionais, a projeção do filme serviu-nos de referência visual-cinematográfica e para aproximação com outras duas linguagens artísticas: a literatura e a canção. Além de ser uma das referências no comparativo com essas outras linguagens, o filme também serviu para ressaltar fatores autobiográficos de Clarice que não ficam explícitos na leitura do conto.

Cabe dizer aqui, que houve uma preparação para a realização do trabalho. Na sessão individualizada e prévia do professor foram acertados alguns pontos que poderiam ser trabalhados. No entanto, não houve um direcionamento antes ou durante a projeção do filme, leitura dos contos ou audição da canção.Antes da exibição do filme, foi proposta aos alunos uma pesquisa sobre a vida e a obra de Clarice e a leitura dos contos "Felicidade Clandestina" e "O ovo e a galinha", da mesma autora. No dia da exibição, ouvimos a canção "Livros", de Caetano Veloso, e logo após, foi projetado o filme. Assim que terminou a exibição, o professor abriu os debates sobre o filme e sobre a possibilidade de aproximação entre os contos, o filme e a canção. Os alunos levantaram alguns pontos sobre a proximidade entre as linguagens e quanto aos temas propostos tanto no conto "Felicidade Clandestina", quanto no filme e na canção, mesmo tendo nuances diferenciadas.

A visualização da história a partir da projeção e a discussão sobre o tema do filme foram os pontos de partida dos debates. Os alunos apontaram a conexão temática entre o conto "Felicidade Clandestina", o filme e a canção de Caetano. Boa parte do grupo apontou para o tema da importância da leitura na vida dos personagens, tanto no conto, como no filme; assim como a aproximação desse tema da importância da leitura e da transcendência dos livros dentro da canção de Caetano Veloso, que também ilumina a partir de outra linguagem, o mesmo tema. Os comentários também apontaram para a presença do aspecto autobiográfico no filme reconhecido a partir da pesquisa feita previamente pelos alunos e sobre a possível presença de elementos que retomam o conto "O ovo e a galinha", de Clarice. Ao final foi proposto aos alunos que produzissem textos poéticos, dramatizações ou canções sobre a transcendência dos livros e sobre Clarice Lispector. Cabe lembrar aqui também, a referência feita pelos alunos sobre a cena da personagem Rebeca em que ela executa "Somewhere over the rainbow" ao violino, o que levou a trabalho em conjunto com a professora de Inglês das turmas, a fim de tentar justificar a escolha da música e o sentido da cena dentro do contexto do filme e da discussão.