Histórias Folclóricas

Filme Utilizado Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas) | Animação | De Victor-Hugo Borges | 2005 | 15 min | SP

Data da Experiência:29/08/2008

Disciplina(s): História , Língua Portuguesa

Temas transversais: Diversidade

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Marcelle Correa de Souza

Instituição:JOAO POLETTI PROF EMEF
| SP | ARARAS
| Municipal
Valorização do folclore, especialmente das lendas populares;
descobrir e/ou redescobrir seres considerados sobrenaturais, mitos;
levar os alunos a pesquisarem as características, a importância e a influência do folclore na educação;
desenvolver a habilidade de usar o "lazer" construtivamente.

Inicialmente a professora fez um levantamento prévio com os alunos sobre tudo o que envolvesse o tema Folclore. As lendas foram logo lembradas, visto que , exercem um certo fascínio entre as pessoas em geral. Em seguida, a professora contou aos alunos a " Lenda do Boitatá". Depois disso, os estudantes assistiram ao filme " Historietas Mal assombradas" onde puderam conhecer e reconhecer algumas lendas da cultura popular brasileira. Como culminância do projeto os alunos se apresentaram aos pais e convidados encenando "A Lenda do Boitatá e da Vitória Régia".Os alunos se utilizaram de artifícios como a voz e as características da avó, que conta histórias para a sua neta.

Houve integração entre alunos e socializaçãode idéias e conhecimentos; auto realização e satisfação pessoal em poder apresentar a outros o que foi aprendido; compreensão da importância das histórias transmitidas de uma geração para outra.