Produzindo curtas na escola

Data da Experiência:14/12/2009

Disciplina(s): Filosofia , Física

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:sandro olimpio silva vasconcel

Instituição:LICEU DO CEARA COL EST
| CE | FORTALEZA
| Estadual
O filme foi exibido para as vinte turmas do ensino médio como parte da formação em artes com a temática do cinema nacional. As idéias de Glauber Rocha permearam o discurso das aulas e o filme foi um dos recursos utilizados. A construção de um argumento para o discurso artístico foi anterior à exibição, onde os alunos aprenderam sobre roteiro cinematográfico e o cinema de curta duração. o filme deveria ser apresentado como um exemplo de discurso artístico na perspectiva da construção do personagem e da relação entre as culturas urbana e rural. Como consequencia da exibição os alunos, em grupo deveriam criar pequenos roteiros de situações do cotidiano onde aparecessem os conflitos de culturas, o vazio entre asa gerações, o folclore e o humor popular.

A exibição foi realizada na sala de vídeo da escola, contando com a presença do monitor de multimeios. Após a memória das atividades anteriores, foi apresentada uma sinopse do filme, situando-o no contexto cultural e social. Como somos uma escola urbana o exercício de adequação à linguagem do ambiente rural foi precedido por poemas de Patativa do Assaré. Após a exibição foi aberta uma rodada de conversa sobre o filme com esclarecimentos sobre o tema, o comportamento dos personagens, o humor musical da trilha sonora, entre outros assuntos. A atividade seguinte foi a elaboração de roteiros de vídeo com situações do cotidiano onde aparecessem os conflitos de culturas, o vazio entre as gerações, o folclore e o humor popular. Os alunos puderam adaptar textos populares e apresentar para a classe. Neste mês realizaremos a mostra de vídeos curtíssimos do Liceu do Ceará com a exibição dos melhores trabalhos realizados pelos alunos a partir das temáticas trabalhadas. No momento eles estão em fase de edição dos trabalhos em ambiente doméstico ou utilizando a sala de informática.

Desde 2007, quando tomei conhecimento do Curta na Escola tenho trabalhado os filmes de curta metragem em sala de aula. è como um livro de bolso, de curta duração, fácil de apresentar e com tempo para elaboração de atividades na mesma aula da exibição. Para nós que temos uma aula apenas de 50 minutos é uma ajuda e tanto. A exoperiência de exibições anteriores me proporcionou a elaboração para o plano de aula anual de um projeto de produção de videos com produções na linha do documentário, flip books, video poesia e cinema dramatico. Sempre que exibo os curtas tenho boa receptividade por parte dos alunos, alguns até já frequentando o portal de vocês. Na atividade em questão, foi realizada uma preparação bem antecedente, com boa participação dos alunos. a exibição foi muito proveitosa porque os alunos se encantaram com o personagem do Juquita e com a relação que ele desenvolveu com seu cumpadre. A negociação foi bastante comentada. Uns sem entender aas razões de ele não vender o gado mais caro só pela "relagem", outros achando engraçado. o debate foi bom, muito animado. O roteiro que os alunos elaboraram teve maior qualidade exatamente por causa das referências que eles tiveram no filme. Muitas gravações foram realizadas no ambiente da escola com boa participação e empenho nas filmagens. como estamos em processo, o que posso dizer é da empolgação em utilizar com maior tecnica os próprios aparelhos de filmagem ( celulares e cameras digitais) com a seriedade que o trabalho requer e com a aprendizagem do processo de elaboração do trabalho artítico.