Conhecendo o folclore brasileiro

Filme Utilizado Caçadores de Saci | Ficção | De Sofia Federico | 2005 | 13 min | BA

Data da Experiência:30/08/2012

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:Andrea Lemos Rocha

Instituição:EMEIF PROFESSORA JOSEFINA PARENTE DE ARAUJO
| CE | FORTALEZA
| Municipal
-Colocar o aluno em contato com diversas versões de uma mesma história. -Identificar a diferença de uma história de um personagem do folclore, passada em um curta, com as histórias contadas em livros.

-Fazer uma retrospectiva sobre o assunto estudado no mês do folclore e conversa informal sobre lendas. -Fazer sondagem com as crianças em relação às características do Saci. -Apresentar o curta "Caçadores de Saci". -Conversa informal sobre o filme. -Pedir que as crianças recontem a história. -Desenhar a parte do filme que mais chamou a atenção deles.

Ter finalizado o mês do folclore com a exibição do curta "Caçadores de Saci" foi uma experiência rica e importante para todos que participaram da apresentação. As crianças ficaram empolgadas e curiosas com o filme. A dificuldade encontrada foi na estrutura da escola, em se tratando de espaço para encaixar o horário da apresentação do filme, visto que outras turmas também precisariam do mesmo mespaço. A proposta foi bem aceita por todos da escola e, com a força e união, pude transformar um momento de ensinamento em instantes de conhecimentos e alegria para os alunos.