Os alunos divididos por turmas dirigiram-se à sala de leitua e foram orientados sobre o que assistiriam. Expliquei que tratava-se de uma lenda do folclore brasileiro em forma de filme.
Pedi que todos prestassem atenção aos detalhes do filme e que logo após a exibição conversaríamos a respeito.
Após a exibição perguntei qual havia sido a primeira cena e o que ela poderia significar. Depois dos comentários dos alunos, retomei dizendo que a maneira como o cinema conta uma história é feita pelas tomadas de camêras em plano aberto, representando o "era uma vez" que usamos na escrita para iniciarmos uma história, e posteriormente, as tomadas passam a ser em plano fechado. Voltamos a assistir as cenas iniciais e eles puderam entender sobre o que eu falava. Depois perguntei quais eram as marcações de mudança de tempo no curta, e como essas marcações seriam representadas na linguagem escrita. Ainda chamei a atenção para a tomada de camêra nos detalhes que indicavam pistas de quem estava para aparecer em cena, no caso, o saci.Foram trabalhados, como isso, advérbios e conectivos.