Elementos da Narrativa

Filme Utilizado Maré Capoeira | Ficção | De Paola Barreto Leblanc | 2005 | 14 min | RJ

Data da Experiência:09/06/2008

Nível de ensino da turma*: Educação de Jovens e Adultos

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:ADRIANA AMARAL DA CUNHA

Instituição:ESC EST DE ENS MEDIO ALBATROZ
| RS | OSORIO
| Estadual
Observar os elementos da narrativa; entender mais a cultura afro; observar a história da dança (luta) capoeira; identificar a mistura racial; ouvir as letras das músicas cantadas.

Assistir o filme; comentar, oralmente, com os colegas; discutir, etnias, danças, lutas, história; discriminar os elementos da narrativa.

O resultado foi muito bom: o aluno trabalhou com o visual e o auditivo ao mesmo tempo ( o que foge do trivial); o silêncio foi "gritante", pois o filme "maré capoeira" é contagiante; todos ficaram com "cara de queremos mais"; a exibição do filme fechou o conteúdo com chave de ouro e ajudou a quem ainda tinha dúvidas!