O Mestre do acaso

Filme Utilizado Por Acaso Gullar | Documentário | De Maria Rezende, Rodrigo Bittencourt | 2006 | 10 min |

Data da Experiência:09/03/2012

Disciplina(s): Língua Portuguesa , Literatura

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:Cristina Portela de Lima Velos

Instituição:ESCOLA JARINA MAIA
| PE | JOÃO ALFREDO
| Estadual
1. estudar aspectos da poesia Modernista; 2. conhecer características do poeta Gullar, bem como de sua poesia; 3. entender a relação entre o título e o filme; 4. estimular o prazer pela leitura.

1. Leitura do texto "Traduzir-se" de Gullar; 2. Exposição, pelos alunos, das ideias apresentadas no texto; 3. Reflexão sobre os versos que lhes chamaram a atenção; 4. Apresentação, pela professora, da biografia de Gullar e comparativo com aspectos do texto lido. 5. Hora do Curta. O filme foi apresentado aos alunos; 6. Discutimos "o ato de criar do poeta", a forma como Gullar produz suas obras e a relação com o título do filme.

O resultado foi bom, mas alguns acharam que Gullar poderia criar suas obras de forma diferente, não acharam sentido nos quadros produzidos a partir do "acaso" de um gato. Os objetivos foram atingidos, inclusive para a busca de ideias sobre títulos para suas futuras redações. O que gostaram bastante foi da fábula contada por Gullar sobre o camponês que salva a cobra e depois é atacado por ela: analisaram a moral, fizeram comparações.