Escrevendo com arte

Filme Utilizado Por Acaso Gullar | Documentário | De Maria Rezende, Rodrigo Bittencourt | 2006 | 10 min |

Data da Experiência:07/05/2012

Disciplina(s): Literatura

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:gisele cardoso cordeiro

Instituição:CIEP BRIZOLAO ADAO PEREIRA NUNES
| RJ | RIO DE JANEIRO
| Municipal
Estimular a escrita e a leitura de poesias. Compreender a poesia com uma forma de expressão. Conhecer vida e obra de Ferreira Goulart. Formar plateia.

Os alunos assistiram ao filme mediado pela professora, que conversou sobre a vida e obra de Ferreira Goulart. Em seguida, a professora distribuiu exemplares de livros com poesias de Ferreira Goulart e pediu para que os alunos selecionassem uma poesia e justificassem a escolha. Depois, a professora perguntou quem gostaria de ler a poesia escolhida, e organizou-se um sarau. As crianças gostaram tanto que a professora resolveu organizar um sarau para que todas as turmas pudessem ouvir as poesias selecionadas pelos seus alunos. Após o sarau da escola, os alunos tiveram como lição de casa escrever uma poesia e trazer para um novo sarau, desta vez, só com poesias escritas pela turma.

Os alunos gostaram da experiência de ler poesias para outras pessoas e de escrevê-las. O trabalho foi tão contagiante que a turma organiza saraus quinzenalmente na escola. A atividade agora faz parte da grade escolar. Confira o resultado no blog da professora: http://professoraclaudiamarques.blogspot.com.br/2012/05/mergulhando-em-grandes-obras-de-poetas.html