Ética e Cidadania

Filme Utilizado 10 Advertências e 01 Benção | Documentário | De Kiko Mollica | 2005 | 8 min | MG

Data da Experiência:22/06/2010

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Temas transversais: Cidadania

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:Maria do Rosário Dias Palácio

Instituição:ADAHIL BARRETO, EEFM
| CE | CARIUS
| Estadual
Resgatar valores éticos que perdemos. Coisas simples que aprendíamos com nossos pais, hoje estamos (pais e filhos) perdidos no caos, vivendo sob pressões, medo, insegurança e nenhuma certeza. Daí a grande dificuldade de nós, pais e professores, não sabermos mais lidar com as crianças e jovens, e estes estão totalmente desajustados. A escola não desperta mais neles o encanto do aprender, pois faltam valores éticos, condutas saudáveis herdadas de nossos antepassados.Se faz urgente que a educação resgate estes valores, através de novas metodologias, novo fazer pedagógico, que sejam capazes de instigar no aluno aquela velha chama.

Este e outros recursos foram utilizados em sala de aula. Tais como: vídeo conceituando ética e cidadania; música sobre atitudes não éticas na política; debates sobre ética e cidadania.(ENVOLVENDO ACONTECIMENTOS NÃO ÉTICOS NA POLITICA LOCAL E NACIONAL). FINALMENTE FIZEMOS UMA PRODUÇÃO DE UM TEXTO ARGUMENTATIVO.

ATIVIDADES DESSE TIPO SEMPRE SÃO BEM VINDAS E OS ALUNOS SE ENVOLVEM BASTANTE E PRODUZEM MELHOR. UMA OBSERVAÇÃO QUE SEMPRE FAÇO AO TERMINAR AULAS COMO ESTAS É QUE OS ALUNOS PEDEM BIS, DIZEM QUE ASSIM APRENDEM MELHOR E NÃO SE CANSAM, QUE NÃO PERCEBEM O TEMPO PASSAR. DAI PERCEBEMOS CLARAMENTE QUE NOSSOS ALUNOS QUEREM APRENDER COMO ANTES QUERÍAMOS, PORÉM COM UMA NOVA ROUPAGEM.