Minhocas e família

Data da Experiência:11/11/2008

Disciplina(s): Ciências , Língua Portuguesa , Teatro

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:sheila maria viana do amaral

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
O presente relato teve apenas o objetivo da valorização da nossa família e dos nossos amigos e o respeito pelas pessoas que convivemos.

Esse foi um trabalho muito gostos de realizar! Após passar o filme tivemos uma conversa informal onde percebi que muitos dos alunos não respeitavam a propria familia. Pedi que eles levassem fotos dos familiares para escola e criamos uma arvore genealogica bem diferente onde colocamos, na foto de cada pessoa uma palavra que falasse um pouco sobre a mesma. Sairam coisas boas e tambem coisas ruins. Procurei fazer com que eles produzisem um texto "minha familia" e um desenho ,e depois cada um leu o texto em voa alta para todos na sala de aula. Com as fotos fizemos uma exposição e com a chegada do natal pedi para que cada um colocasse em uma caixa algo que queria dar a cada pessoa de sua familia. Pedi para que cada um procurasse a origem do seu nome. Discutimos a frase "amai-vos uns aos outros",e ai foi a melhor parte pois começamos uma questão que não se ama apenas a familia e sim a todas as pessoas. Mostrei a importancia da familia para cada pessoa .Depois pedi para cada um novo desenho e mostrei a diferença de um desenho e do outro e falei que depois de tudo que falamos as desenhos ficaram diferentes. Pedi para que cada um escrevese uma carta para a pessoa da familia que mais gostase , e lesse para toda a sala. As cartas foram maravilhosas! Amei esse trabalho e penso que ajusei aos alunos entenderem a importancia da familia para todos nós.

O desnvolvimento do trabalho foi satisfatório, pois vi o crescimento nas produçãoes de textos , nos desenhos e no dia a dia dos alunos. Vi que cresceram cada dia da semana que trabalhamos.Achei maravilhoso o desenvolvimento e o crescimento dos meus alunos em sala de aula a cada dia .