O despertar dos pequenos poetas

Filme Utilizado Pequenos Tormentos da Vida | Documentário | De Gustavo Spolidoro | 2006 | 21 min | RS

Data da Experiência:04/06/2012

Disciplina(s): Língua Portuguesa , Literatura

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:MARIA JUSCILENE NESTOR DA SILV

Instituição:EMEF DR JOSE NOVAIS
| PB | JOAO PESSOA
| Municipal
O filme foi utilizado com o propósito de: despertar nos educandos o prazer pela leitura de poemas; estimular a capacidade criativa das crianças na produção e interpretação desse gênero textual; possibilitar o trabalho com a gramática contextualizada presente nos textos, de maneira menos enfadonha e cansativa; e de que o aluno conheça a vida e obra de Mário Quintana.

A princípio, o filme foi exposto em sala de aula através do momento "Cinema na Escola", como forma de sensibilização e introdução ao tema. Após a visualização do curta, promoveu-se uma roda de conversas, para que os alunos e o professor pudessem socializar suas opiniões a respeito do filme. Em seguida, foram apresentados diversos poemas do autor Mário Quintana através de slides, promovendo leituras orais e dirigidas. Partindo dos poemas apresentados, trabalhou-se a estrutura dos textos, para que os educandos reconhecessem e identificassem o que é verso, estrofe e rima. Os conteúdos programáticos relacionados à gramática em estudo foram desenvolvidos de maneira contextualizada, com trechos contidos nos textos, assim como as interpretações textuais aconteceram oralmente e por escrito. Como leitura compartilhada, os alunos pesquisaram, na aula de computação e na biblioteca, outros poemas de diversos autores e trouxeram para sala de aula, onde eram lidos oralmente para a turma e, depois, fixados no mural chamado de "Parede Poética", que foi afixado fora da sala, à disposição para todos da escola. A turma foi dividida em grupos para que fizesse leituras dramatizadas de poemas em outras classes da instituição. Esse era o momento "A poesia para todos". Os aprendizes desenvolveram pesquisas a respeito da vida e obra do autor Mário Quintana, que foram apresentadas por meio de cartazes e seminários. Produziu-se um poema coletivamente e, em seguida, cada criança criou seu próprio texto, o que resultou no livro de poemas da turma. As produções foram apresentadas e declamadas pelos seus autores em um "Chá literário", com a presença da comunidade escolar e de familiares.

Trabalhar com o gênero textual poema, através do curta "Pequenos tormentos da vida", foi de extrema importância e muito gratificante. As atividades proporcionaram às crianças a aquisição da autonomia na escritura de poemas, de forma prazerosa, desenvolvendo valores fundamentais à vida em sociedade. Os alunos tiveram um enriquecimento cultural através do estudo e do debate dos temas propostos nos poemas de Mário Quintana. Tiveram, também, um convívio social mais intenso com as demais turmas. No decorrer das atividades, era possível acompanhar o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois elas se mostravam estudantes mais ativos e construtivos. Elas passaram a identificar claramente um poema e sua estrutura básica e a ler com mais entonação, respeitando as rimas. Tornaram-se pesquisadoras de poemas de outros autores, inclusive os locais. Satisfatório foi ver a qualidade das produções finais, que foram apreciadas por todos que fazem parte da escola e seus familiares, bem como ouvir do aluno uma citação de um verso ou uma estrofe do poema que ele leu no final de semana, fazendo associações com seu cotidiano. O trabalho foi muito positivo, pois procurou definir as aprendizagens fundamentais e significativas dos educandos na leitura, interpretação e produção de poemas, com mais desenvoltura e competência.