Curta metragem

Filme Utilizado Pequenos Tormentos da Vida | Documentário | De Gustavo Spolidoro | 2006 | 21 min | RS

Data da Experiência:11/09/2012

Disciplina(s): História , Sociologia

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:elenice paz de souza

Instituição:COL.MUL. COMPANHEIROS DE MARYLAND
| RJ | NILOPOLIS
| Municipal
A escolha do filme surgiu da necessidade em trabalhar leitura e poesia que atendam as questões do incentivo à leitura, à construção de textos poéticos, aos exercícios gramaticais. O trabalho com filme possibilita o contato do aluno com diferentes tipos de interpretações da realidade, favorece o aflorar de emoções e sentimentos e a reflexão sobre a própria vivência, além de desenvolver as habilidades de uso da leitura e escrita como forma de comunicação. Ler e escrever é indispensável para a inserção do indivíduo na sociedade, o que não é apenas decodificar palavras e expressões, e sim expôr suas opiniões. Despertar no aluno o interesse por filme e construção de poesias, fazendo surgir, nesse meio, os artistas escritores e poetas que acreditamos ter em cada um de nós.

Na semana que antecedeu o filme, houve uma conversa informal sobre o que seria assistido, com apresentação do autor Mario Quintana. Os alunos foram orientados a pesquisarem algumas obras do autor - filmes, poesias e poemas - para um melhor conhecimento do tema. Tiveram a oportunidade de estar em contato com alguns gêneros textuais, como: livros, materiais individuais do aluno, recursos paradidáticos. No dia do filme, foi pedido que trouxessem dicionários e que fossem anotando algumas palavras que ainda não conheciam. Em seguida, foi promovido um debate do que entenderam do filme, do significado de algumas palavras, e também foram utilizados a ordem alfabética e os sinônimos. Será montado um mural com poesias. (Ciências): foi discutido o uso do tabagismo e o mal que pode causar para a família. (Cidadania): também foi discutido a palavra herança, que apareceu no filme sobre a herdeira de Mario Quintana. Quem tem direito à herança, em caso de falecimento na família?

A atividade com o filme "Pequenos Tormentos" foi considerado bastante positivo e satisfatório e contribuiu como experiência de vida. Trabalhar com filme dinamiza e varia a rotina e atende as necessidades de aprendizagem do educando de forma lúdica. Após assistirem ao filme, os alunos relataram histórias pessoais. Houve envolvimento bastante significativo do grupo. O dinamismo com que a professora Claudia apresentou o tema foi bem lúdico. Os alunos se identificaram com a cena do filme na hora do recreio: comentaram que faziam da mesma forma, que saíam correndo. Outros falaram de algumas pessoas da família que usam cigarro, o que gerou uma grande polêmica, por sinal, bem proveitosa. Na hora de pesquisar no dicionário, houve um comentário de que hoje se usa o Google e na mesma hora foi discutido que tem pessoas que não tem computador ou Internet, dificultando a pesquisa. Chegou-se à conclusão de que o dicionário ainda é a melhor forma de se fazer pesquisas.