50 pequenas felicidades na escola

Filme Utilizado Pequenos Tormentos da Vida | Documentário | De Gustavo Spolidoro | 2006 | 21 min | RS

Data da Experiência:01/10/2012

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Lorena Lopes Pereira Bonomo

Instituição:E.M. EVANGELINA DUARTE BATISTA
| RJ | RIO DE JANEIRO
| Municipal
Exercitar o pensar filosófico a partir do espaço da escola e dos conceitos tormentos-felicidades. Re-conhecer e re-descobrir a poesia como expressão dos sentimentos humanos e a fotografia como grafia, marca possível da sensibilidade. Compartilhar o espaço-escola em sua potência que, a partir do reconhecimento de valor e identificação, torna-se lugar.

Buscamos dialogar os debates gerados após a sessão do curta "Pequenos tormentos" com a leitura de fragmentos e textos do livro Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, e redirecionamos o conceito central do material inicial, do eixo tormento ao eixo felicidade. Nossos estudantes foram provocados ao pensar filosófico. Há, para além dos tormentos, pequenas felicidades na escola? Quais seriam? Passamos ao momento no qual, individualmente, eles responderam as questões e as registraram através de fotografias. O material foi editado e tornou-se um livro, encaminhado para produção. Livro-testemunho do pensar infantil sobre a escola; livro-poesia dos olhares múltiplos sobre esse espaço onde o povo-criança habita; livro-descoberta da palavra, da singeleza da felicidade.

O reencantamento com o espaço escolar, mesmo após um estranhamento do "nada-há-de-bom" inicial foi a maior herança desse projeto. Os estudantes sensibilizaram seu olhar, singular e coletivamente, e demosntraram afeto àquela porção espacial vivida, dotando-a de valor e assim revertendo-a ao que denominamos geograficamente lugar. Autonomia, criatividade e ampliação da linguagem, bem como o entendimento de seus mecanismos e possibilidades, foram outras "habilidades" tecidas com esse projeto. A felicidade cotidiana ganhou vida.