Uma Verdade Desconhecida

Filme Utilizado Ilha das Flores | Documentário, Experimental | De Jorge Furtado | 1989 | 13 min | RS

Data da Experiência:20/10/2007

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Antonio Evaldo Jesus Velho

Instituição:ESC EST ENS MED MELVIN JONES
| RS | CAXIAS DO SUL
| Estadual
O objetivo foi chamar a atenção dos alunos das 8°séries que existem no Brasil muitas familias que vivem abaixo da linha de pobreza, não obtendo nenhum salário minímo de renda mensal ao final do mês. Essa situação está mais presente nos grandes centros industrializados do país , onde a exclusão é maior, devido ao processo de exclusão dos grandes centros urbanos ocasionados pelas novas tecnologias, cada vez mais presentes em nossas indústrias e setores da econômia: primário, secundário e terciário.
Ilha das Flores veio mostrar para nossos alunos que as imagens apresentadas não são de outro Estado ou de outro continente, já que o lixão é na capital dos gaúchos e gaúchas do Estado do Rio Grande do Sul! Mostrou, assim, a necessidade de participar dos movimentos sociais de nossa comunidade.

24/09/07 Começamos a apresentação do video Ilha das Flores em sala de aula para as turmas 181,182 e 183; após a apresentação realizamos uma discussão sobre a situação da pobreza em nosso Estado; 26/09/07 As professoras de ciências e Português começaram um trabalho de aproveitamento do lixo produzido em sala de aula (folhas de papel), usando a técnica de passar o papel no liqidificador e depois formatar o mesmo com ferro de passar quente, dando vários formatos e tamanhos ao novo papel, que fica com uma espessura grossa; 03/10/07 Nas disciplinas de História e Geografia,trabalhamos a história do lixo urbano desde quando o homem toma conciência que é preciso recolher o lixo para um vazadouro; a poluição do solo ocasionada pelo lixo clandestino que prejudica os mananciais de água em nossa cidade; a importância da separação do lixo; 10/10/07 Em Matemática a professora trabalhou com estatística, mostrando que a geração de trabalho e renda originadas do lixo tem proporcionado a muitas famílias uma fonte de rendas mensal, tirando-as da linha de miséria e criando um novo horizonte para suas vidas, incluindo dezenas de trabalhadores nas mais variadas cidades do nosso Estado; 17/10/07 Em nossa escola temos no mês de outubro a Mostra Cultural, esse ano retratando questões sobre o Meio Ambiente. Os alunos produziram diversas poesias,escritas em folhas de cadernos e coladas no material produzido da reciclagem do papel jogado fora por eles durante as aulas. Esse material mais espesso chamou a atenção,pois foi utilizado em espécie de moldura expondo as mais variadas poesias que fizeram sobre o cuidado e a preservação do Meio Ambiente em nossa cidade; 20/10/07 Apresentação da Mostra Cultural para a comunidade das 8:00 as 12:00. Além das poesias, apresentamos o curta Ilha das Flores em sessões de meia em meia hora, para todos os visitantes, numa sala específica através de uma tv de 29"polegadas. Em torno de 200 pessoas assistiram o documentário.

Trabalhamos com o envolvimento de cinco disciplinas envolvendo o curta metragem Ilha das Flores: Matemática, Português,Ciências,História e Geografia, ocorrendo, de fato, um processo de interdisciplinariedade.As poesias chamaram muito a atenção do público por tratarem da preservação do Meio Ambiente em nossa comunidade. Podemos, a partir dai, buscarmos experiências com outras comunidades sobre materiais poluentes que causam impactos devastadores na natureza, tais como os poluentes químicos que hoje matam milhares de peixes em nossos rios. Foram mais de vinte horas-aula trabalhadas para a culminância do material e da apresentação na Mostra Cultural. O que mais nos marcou foi o envolvimento dos alunos convidando familiares, vizinhos e amigos da comunidade para acompanhar o trabalho por eles desenvolvido. Tivemos nesse dia todos os professores trabalhando em prol da Mostra que se espalhou por toda a escola, com os mais variados trabalhos de todas as modalidades retratando o Meio Ambiente, sendo nossa apresentação toda norteada pelo video Ilha das Flores. Outro fato a ser destacado aqui foi um painel também construído por nós,onde a professora de Matemática explicou, de forma bem didática para a comunidade, como calcular um KW de energia elétrica e o metro cúbico de água, o que chamou a atenção de todos, pois essas informações mexem diretamente no bolso das pessoas ! Vivemos um momento muito dificil na preservação dos meios naturais para as futuras gerações do nosso planeta.O verbo "concientizar" é mais usado, não só pelo nosso país mas pelo mundo inteiro.Basta ver como o mundo se volta para estudos cietíficos aprofundados em torno do buraco ocasionado na camada de ozônio ao longo dos anos.Não foi à toa que o Prêmio Nobel da Paz esse ano foi dado a Al Gore, com a produção de Uma Verdade Inconveniente.Precisamos também desenvolver um estudo sobre a Devastação da Amazônia e suas consequências. Espero que um dia esse prêmio também seja nosso.