Produção audiovisual no ensino da arte

Filme Utilizado Animando | Animação | De Marcos Magalhães | 1983 | 13 min | RJ

Data da Experiência:08/06/2009

Disciplina(s): Artes , Educação Artística

Temas transversais: Comunicação , Cultura de Massa

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:felipe alvarenga

Instituição:ALPHA COLEGIO E VESTIBULARES
| RJ | CAMPOS DOS GOYTACAZES
| Particular
- Desenvolver um olhar crítico na leitura de imagens em movimento; - Produzir um vídeo de animação; Realizar um trabalho interdisciplinar; - Analisar e contextualizar a criação e a produção de uma narrativa imagética; - Compreender as técnicas de animação; - Identificar os elementos que compõem a linguagem audiovisual; - Trabalhar a coletividade; - Fomentar a produção de vídeos no fazer artístico; - Estimular a expressividade através da linguagem audiovisual; - Interagir com novas tecnologias e o ciberespaço;

Aula - Palestra sobre a linguagem audiovisual e a cibercultura. Falar sobre a proposta da realização de um festival de vídeo. Contextualização histórica da obra. Exibição do filme Comentários sobre as técnicas de produção de animação exemplificando momentos do filme na tela. Preenchimento da ficha de relato (para os alunos).

O curta-metragem "Animando", expõem visceralmente os bastidores e técnicas de produção de um filme de animação. Cabe ressaltar que, a exibição do filme deve preceder os comentários técnicos a fim de preservar a observação empírica do aluno, havendo apenas uma breve contextualização da obra, como uma sinopse. Por isso, após esta exibição foi realizada a apresentação esmiuçada dos pormenores e conceitos técnicos.os alunos mostraram muito interesse durante a exibição e a apresentação, ficando sempre atentos e em silencio, refletiam no semblante a sua fascinação pelo que estavam vendo. As dúvidas e perguntas, em geral, foram todas relacionadas com a utilização dos softwares de edição, ficando explicito que apesar de já terem acesso e serem usuários dessa tecnologia, ainda precisam de uma orientação mais apurada para impulsionar seus trabalhos. A seguir alguns comentários dos alunos:  "A forma que mais me atraiu foi quando ele utilizou o negativo das fotos e desenhou um boneco com uma tesoura". (Ráphine Gonçalves) "Achei muito interessante como é feita uma animação, e saber que é possível animar qualquer coisa. Me deu muitas idéias e aprendi muitas coisas que eu não sabia". (Matheus Crespo da Silva)