A literatura pós-moderna e o consumismo do século XX

Filme Utilizado Meow! | Animação | De Marcos Magalhães | 1981 | 8 min | RJ

Data da Experiência:21/08/2008

Disciplina(s): Língua Portuguesa , Literatura

Temas transversais: Cidadania , Ética , Trabalho e Consumo

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:Elaine Matos Ferreira Pereira

Instituição:C.E. DEODATO LINHARES
| RJ | MIRACEMA
| Estadual
Sensibilizar os alunos e prepará-los para a introdução do assunto (Literatura pós-moderna, meados do século XX, consumismo,capitalismo, globalização); despertar a curiosidade dos alunos, contextualizando as informações, para discutir sobre as Artes produzidas nesse período e as relações de poder no cotidiano, ontem e hoje; compreender
a produção literária como uma forma de protesto, inclusive através do Concretismo(liberdade x opressão); refletir sobre determinantes comportamentais em um grupo social.

1º passo: No livro didático, informar-se sobre a Literatura pós-moderna, por meio de estudo dirigido/síntese;comentários e debates sobre o assunto; 2º passo: A partir do item "niilismo", isto é, uma das características da fase pós-geração de 45, que vê o homem como um ser incrédulo,que não luta por nada, abandonando suas crenças, religião, progresso, passando a ter como "deus" o consumo, assistir ao curta "Meow", animação do diretor Marcos Magalhães, que trata da questão do consumo e da propaganda a envolver e convencer o consumidor. 3º passo: Ler, dramatizar ou declamar o poema "Eu,etiqueta" (Carlos Drummond de Andrade) e ouvir a canção "Geração Coca-Cola" (Legião Urbana), relacionando todas essas formas artísticas ao poema concreto de Décio Pignatari, "Coca-Cola"; 4º passo: A partir de todos esses aspectos, discutir com os alunos sobre a globalização, fato que nos torna consumidores compulsivos de produtos dos quais nem precisamos. É preciso estar atento para não nos deixarmos enganar; 5º passo: produção de textos: poesia (paródia ou paráfrase da canção/poema); dissertação (Consumismo e publicidade); artigos de opinião; crônicas; poema concreto ou poema-piada; etc... 6ºpasso: Escolha dos melhores textos para serem colocados num mural, cheio de recortes de propagandas escolhidas pelos alunos, com alto apelo ao consumidor.

Essa experiência foi bastante proveitosa. Durante aa primeiras aulas, avisei que iríamos assistir a um curta e eles logo quiseram saber qual era. Quando expliquei que era um desenho, como são alunos de 3º ano do Ensino Médio, acharam que era coisa de criança. Após a fase de introdução do assunto, os alunos se encantaram tanto com o poema de Drummond, que quase não acreditaram que um poeta do início do século pudesse ter escrito algo tão atual e verdadeiro. A música também causou alegria e realmente entenderam o propósito do nosso trabalho. O poema concreto, então, eles entenderam diretinho. Na hora em que estavam assistindo ao filme, as expectativas e reações foram as mais variadas. De incredulidade (esse gato só sabe miar? Como é que essa história vai terminar? Que braço diferente é esse que apareceu?) A propaganda da gatinha sensual, então, eles logo transpuseram para as propagandas de mulheres nuas, sem a menor relação com o produto - afinal é o apelo da linguagem da propaganda. Enfim, gostei bastante do curta e foi bastante útil para o meu trabalho.