|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Personalidade

Filme Utilizado Meow! | Animação | De Marcos Magalhães | 1981 | 8 min | RJ



Data da Experiência:18/06/2008

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 10 a 14 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:25

Autor do relato:Rafaela A. Schneider Hinsching

Instituição:EM MAURICIO GERMER
| SC | TIMBO
| Municipal
Objetivos do uso do filme
Mostrar aos alunos a diferença cultural, a importância de ter personalidade e não aceitar tudo que os "modismos" nos tentam empurrar garganta a baixo.Desenvolver pensamento crítico em relação do que é bonito,feio, correto e incorreto; utilizar a filosofia para desenvolver um conceito a partir de um ponto de vista.Mostrar a diferença como alternativa e não como correto e incorreto. Trabalhar o respeito mútuo, respeito às diferenças, respeito ao gosto alheio. Desenvolver o que "Voltaire" falava: "...posso não concordar com o que dizes, mas vou fazer valer o direito de dizeres..." Proporcionar a reflexão do marketing e consumismo, americanismo e monopólio das elites.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Primeiro momento: assistir ao curta após breve introdução do projeto Curta na Escola. Segundo momento: questioná-los quanto o que vizualizaram; Terceiro momento: proporcionar momento reflexivo, cada um deve pensar a respeito do que viu, antes de comentar. Quarto momento: em forma de plenário, reunir os alunos para socialização da reflexão feita. Quinto momento: realizar um texto crítico a respeito do curta,manifestando sua própria opinião. Último momento: produzir um desenho ou colagem ou cartaz que resuma a interpretação do curta "Meow".Exposição dos trabalhos.

Comente os resultados da experiência
No primeiro momento, a reação dos alunos foi extremamente preconceituosa assistindo aquele "gato" miando o tempo todo, sem falas... Demonstraram repulsa ao iniciar o vídeo, mas depois dos dois primeiros minutos, observei o silêncio no auditório e uma atenta concentração da turma. Ao final do curta, os alunos que mostraram uma certa insatisfação com aquele gato, foram os primeiros a aplaudirem o vídeo, e perguntarem quando seria a próxima vez que assistiríamos algo parecido. Ao interagir com o grupo, observei uma certa dificuldade em interpretação do que visualizaram, mas no decorrer dos questionamentos surgiram boas respostas e excelentes reflexões quanto ao que viram. Surgiram comentários do tipo:-"entendi que os modismos nos forçam a tomar atitudes e a consumir tudo o que nos oferecem"...(Aluna 6ª03) _".. É, se eu gosto de amarelo, e meu amigo de azul,não quer dizer que eu estou errado e ele certo. Precisamos respeitar a diferença e os gostos alheios..."(aluno 6ª3) Confesso que ao final dos debates,fiquei bastante feliz em saber que a Filosofia, a metáfora e o Curta na Escola, proporcionaram aos alunos um momento diferente e muito descontraído de aprender. Sei que, como professora de PortuguÊs, o mais difícil é desenvolver o senso crítico e a interpretação textual.Digo e confirmo que através do Curta, os alunos obtiveram sucesso nas atividades propostas, interessando-se muito mais pelo texto descritivo, produção textual, interpretação e participação nas atividades no decorrer de todo o bimestre, a partir daquela atividade. Digo que o Projeto veio para auxiliar o professor dinamizar atividades e a resgatar a vontade de estudar nos alunos. Através do vídeo pude observar um despertar de interesse dos alunos que estavam distantes e desinteressados nas aulas. Com esta atividade resgatei alunos tanto na parte do conhecimento cognitivo quanto na relação interpessoal.Os alunos desenvolveram significativamente sua percepção em relação ao mundo