Projeto "Vovô Patativa"

Filme Utilizado Patativa | Animação, Documentário | De Ítalo Maia | 2001 | 10 min | CE

Data da Experiência:11/06/2012

Nível de ensino da turma*: Educação Infantil

Autor do relato:Érica de Albuquerque Campos
A partir da exibição do documentário animado "Patativa", aguçar o imaginário das crianças fazendo-as refletir e absorver parte da realidade do artista Patativa do Assaré: Como é e sua relação com o ambiente onde vive? Sua casa, sua fala, suas características físicas e vestes? O que ele faz (profissão e cotidiano)? Qual a sua história (eu, identidade, família), o que ele tem para nos contar? E entre outros questionamentos e observações, fazer um link direto com sua música "Vaca Estrela e Boi Fubá" - mencionada no final do curta (trabalhando também gênero dos animais: macho e fêmea); buscando trabalhar a cultura nordestina na música e na oralidade (rimas e ritmos), na dança, características marcantes que devem ser (re)conhecidas e valorizadas em meio a nossa cultura tão rica e diversificada.

I- Assistimos ao curta e fui verificando a reação das crianças; II-Assistimos novamente, mas desta vez, durante a exibição, fui fazendo observações e respondendo a questionamentos de acordo com as expectativas delas:"Quem é ele?","O que ele está fazendo?","Ele toca violão?","A casa dele é longe?","Ele era um bebê?","Agora ele está vovô!" "Ele canta!","Tem uma vaca e um boi no céu!", "Ele está plantando!","Tem cerca lá!" -Ao esclarecer e acrescentar em suas observações, fomos juntos construindo um imaginário a respeito daquela história;III- Depois, parti p/ esclarecer o nome: Pedi para que eles repetissem "Patativa do Assaré" e depois de rirem e acharem estranho expliquei a origem desse apelido, a história resumida (na linguagem deles) de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, que ele foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro explicando que era chamado assim por conta do seu belo canto comparado às Patativas (aves - mostrando a imagem da ave) e que Assaré é o nome de sua cidade que fica no Ceará, ainda dizendo que ele nasceu a muito tempo, no dia 5 de março de 1909 e que também já morreu, no dia 8 de julho de 2002; IV- C/ pintura e colagem cada um fez seu Patativa c/ uma patativa nas mãos; V- Aproveitando o tema morte e vida de Patativa parti p/ o link com sua música "Vaca Estrela e Boi Fubá", onde puderam compreender o porquê da vaca e do boi "no céu" do curta, expliquei que esta música era do Patativa. a ouvimos muitas vezes enquanto confeccionávamos um painel da "Vaca Estrela" c/ "Boi Fubá" junto ao Patativa (recorte e colagem: sobras de EVA recortados, grãos de canjica, milho, feijão, e outras sementes), e o montamos juntos na porta da nossa sala para a comunidade escolar ver. VI- Combinamos delas ficarem c/ a tarefa de contar aos seus responsáveis a história do Patativa e do nosso painel. VII- Apresentação da turma na festa junina da creche com a música "Vaca Estrela e Boi Fubá".

A experiência não poderia ter sido melhor. Primeiro foi uma baita surpresa a reação das crianças: todas amaram o Patativa e o adotaram chamando-o carinhosamente de "Vovô Patativa" - que deu nome ao projeto! Por várias vezes eles pedem: "Coloca o desenho do Vovô Patativa!". Além disso, compreenderam bem, no limite deles, que aquela realidade mostrada no curta é bem diferente da nossa sem desvalorizá-la - achando curioso e divertido,comentam: "Lá não tem prédio.", "O Vovô Patativa tem que plantar e tirar leite da Vaca Estrela né?"; ainda sobre a arte do Patativa: "O Vovô gosta de tocar violão e cantar a música da Vaca Estrela e do Boi Fubá", ou sobre a história: "Quando ele era pequeno a mãe dele pegava ele no colo." ou "A casa dele não era de tijolo não?". Além disso, compreenderam o fato do Patativa ser cantor e Poeta, dele compor músicas ("O Vovô gosta de tocar violão sentado naquela cadeira que balança!" ou "Todo mundo gosta de ouvir o Vovô cantar na fogueira né?"), o que acabou de certa forma gerando uma certa "militância" pró Patativa, pois quando colocamos o painel na porta da nossa sala eles fizeram questão de mostrar e dizer a todos os que passavam quais eram os personagens - Vaca Estrela e Boi Fubá (que eram "namorados") e que eles eram do "Vovô Patativa" que tinha feito uma música para eles e daí cantarolavam "♪ ê ê ê ê Vaca Estrela, ô ô ô ô Boi Fubá... ♫" - C/ muita conversa, observações e ações, introduzir o mundo do Patativa, essa parte da cultura nordestina (músicas, ritmos e oralidade)foi uma experiência muito diversificada (em conteúdos inclusive), já que, para nosso sucesso, houve uma adesão em massa da turma, o clima ficou bem propício à aprendizagem e eles puderam ter contato com essa riquíssima arte produzida por Patativa do Assaré e eu com a riquíssima experiência da construção do conhecimento da minha turminha. Ou seja, o Projeto teve uma espécie de vida própria e acabou se apropriando da gente, passou a fazer parte do cotidiano da nossa turma.