Foram encontrados 11 relatos(s) para o filme Mentira
Buscando por:
O GRANDE JÚRI
Objetivo
-Contribuir para a participação dos alunos nas atividades;
-Analisar cenas do filme que contribuam para elaboração e reelaboração do conhecimento,
-Comparar informações;
De 05/07/2012
| 3410
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
15
Professor-Autor
CARLA SOARES DE ALMEIDA
Escola EEB MAJOR CIPRIANO R DE ALMEIDA | SC | ZORTEA | Urbana | Estadual
Quem nunca mentiu atire a primeira pedra.
Objetivo
- Pesquisar sobre o tema em estudo, utilizando-se de várias fontes de pesquisa;
- Refletir, tendo como embasamento teórico o pensamento de diversos filósofos sobre a questão da mentira & verdade;
- Repensar conceitos já pré-estabelecidos e construir/reconstruir novos conceitos/conhecimentos.
De 14/09/2012
| 88
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
12
Professor-Autor
Adriana Samuel Ferrari
Escola JOSE HERIONS, COL EST PE - ENS FUND E MEDIO | PR | ROLANDIA | Urbana | Estadual
Mentira salvadora
Objetivo
1. Estudar as características do texto narrativo (crônica), identificando seus elementos constitutivos;
2. analisar o comportamento humano;
3. analisar texto ficcional;
De 27/05/2012
| 45
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
118
Professor-Autor
Cristina Portela de Lima Velos
Escola ESCOLA JARINA MAIA | PE | JOÃO ALFREDO | Urbana | Estadual
Ética na pesquisa
Objetivo
Geral:
Desenvolver o senso crítico do aluno e refletir sobre a ética na pesquisa.
Específico:
1 - Analisar os conceitos de ética e sua abrangência na pesquisa.
2 - Desenvolver no aluno o senso crítico.
3 - Desenvolver a leitura e interpretação do vídeo.
4 - Identificar a relação e os problemas relacionados à ética na ciência.
De 11/09/2012
| 66
Tema(s) abordados(s)
Cidadania
Nível de ensino da turma*
Ensino Técnico
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
26
Professor-Autor
Márcio de Arruda Fonseca
Escola ESC AGROTECNICA SERGIO DE CARVALHO | BA | VITORIA DA CONQUISTA | Rural | Estadual
Mentiras nem sempre funcionam!
Objetivo
Apresentar uma obra com recursos audiovisuais;
Despertar interesse por obras literárias;
Relacionar expressões e comportamentos humanos;
Analisar a situação do cotidiano e o cenário de cada indivíduo;
Criar noções de representação teatral;
Desenvolver o senso crítico sobre cada situação, para que o aluno seja capaz de defender seu ponto de vista sobre cada uma.
De 04/07/2012
| 25
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
19
Professor-Autor
marta de souza cardoso
Escola ESCOLA ESTADUAL ANISIO LOUREIRO | BA | CAMACAN | Urbana | Estadual
A mentira nem sempre compensa
Objetivo
Proporcionar aos alunos uma reflexão sobre a obra de Luis Fernando Veríssimo; Motivar o debate sobre o comportamento dos indivíduos; Considerar situações do cotidiano, através do senso crítico de cada aluno, despertando nos mesmos o interesse em defender suas ideias.
De 04/09/2012
| 5
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
25
Professor-Autor
Antonieta Pereira Ferreira
Escola ESCOLA MUNICIPAL CLOVIS ANDRADE SANTOS | BA | ENCRUZILHADA | Urbana | Municipal
Mentiras e mais mentiras
Objetivo
Reconhecer crônicas e saber distingui-las dos diferentes gêneros de texto.
Inferir sobre a crônica, dando-lhe novo sentido.
Refletir sobre frases de efeitos ou ditos populares relacionados à mentira, suas consequências na vida de si mesmo e do outro.
Produzir uma crônica coletiva.
De 26/09/2012
| 6
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
35
Professor-Autor
Maria Ester Aluizo Nascimento
Escola OCTAVIO PEREIRA LOPES | SP | SAO PAULO | Urbana | Municipal
O que é mentira?
Objetivo
Diferentes cosmovisões implicam em diferentes concepções de "verdade".
Um exemplo é a concepção da cultura da Antiguidade clássica, herança grega, para os quais verdade significava um enunciado que corresponde a um fato ocorrido, ou ao seu relato. Por exemplo, "O Brasil ganhou a Copa de 2002".
Outra concepção de verdade é da cultura judaica, que por sua vez pensa verdade como alguém que permanece fiel ao que diz. Por exemplo, quando dizemos "Fulano é um sujeito falso".
Nossa cultura é herdeira dessas duas concepções de verdade, utilizando o mesmo termo para dois sentidos distintos. No curta é possível perceber a presença dessas duas concepções.
O objetivo era que os alunos identificassem e argumentassem em que situações essas diferentes concepções de verdade estão presentes.
De 08/11/2012
| 8
Nível de ensino da turma*
Superior
Faixa etária da turma*
acima de 18 anos
Nº de alunos na turma
15
Professor-Autor
Marcelo Fernandes de Paula
Mentira x Verdade
Objetivo
A questão da mentira e da verdade é um dos maiores dilemas da humanidade. Pretende-se abordar o gênero crônica, a adaptação da crônica para a linguagem audiovisual e alguns contextos históricos presentes no texto. Para isso:
- Analisar a origem dos termos;
- Pensar tanto na verdade quanto na mentira enquanto elementos do cotidiano;
- Buscar as implicações da mentira e da verdade: Devemos falar a verdade sempre? Em algum momento, é permitido ou aconselhável mentir? Por que mentimos? Por que, muitas vezes, temos medo de dizer a verdade?
- Refletir sobre o gênero crônica;
- Analisar a adaptação da crônica para a linguagem audiovisual;
- Conhecer os conceitos filosóficos de verdade e mentira;
- Identificar os fatos históricos indicados na crônica, no ano em que ela foi escrita/publicada.
De 09/09/2012
| 16
Nível de ensino da turma*
Ensino Médio
Faixa etária da turma*
de 14 a 18 anos
Nº de alunos na turma
66
Professor-Autor
Elias Marcelino Alves
Escola EE FREI CARLOS | MG | PIEDADE DE CARATINGA | Urbana | Estadual
Mentira - um mal necessário
Objetivo
- Reconhecer a importância de ser justo, de não fazer mal a ninguém, e de saber argumentar e usar as palavras para o bem;
- A influência da mentira em nossas vidas;
- As verdades sobre a mentira;
- As implicâncias da mentira;
- Desenvolver o provérbio: "A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer".
De 09/09/2012
| 7
Tema(s) abordados(s)
Ética
Nível de ensino da turma*
Ensino Fundamental II
Faixa etária da turma*
de 10 a 14 anos
Nº de alunos na turma
65
Professor-Autor
Janie Teresinha Diefenthaeler
Escola CENTRO MUN EDUC DR DECIO GOMES PEREIRA UN ENS FUND | RS | SAPIRANGA | Urbana | Municipal